O governador Tarcísio de Freitas confirmou nesta terça-feira (18) o investimento de R$ 1,7 milhões do estado para ampliar os sistemas de abastecimento de água e saneamento de Araraquara. A obra está sendo executada pelo Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a entrega está prevista para o final de 2024.
“Desde o primeiro dia da atual gestão, o Governo de São Paulo assumiu publicamente o compromisso de facilitar e promover o acesso universal à água potável e ao saneamento público. Esse é mais um investimento do Governo do Estado de Araraquara para fortalecer seu compromisso com a população de todas as regiões de São Paulo. Ampliar o acesso ao saneamento é um investimento no desenvolvimento sustentável e na saúde pública”, afirmou Tarcísio.
A autorização foi assinada no Palácio Tarcísio dos Bandeirantes por Natália Resende, secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Mara Ramos, diretora do Daae, e Edinho Silva, prefeito de Araraquara.
“O lançamento é importante do ponto de vista da segurança hídrica dos moradores, que é um dos pilares da política geral do governo de São Paulo, além de estimular o desenvolvimento socioeconômico do município”, disse o secretário.
As obras também promovem o desenvolvimento socioeconômico de Araraquara. Atualmente, o sistema de esgoto da cidade não contempla novas expansões industriais.
O pacote de investimentos do governo de São Paulo inclui a perfuração de um furo de
00 m de profundidade com capacidade de vazão de 250 m³ por hora na área de Jatobá; Tanque no Residencial Alameda para armazenar um milhão de litros de água; a ligação entre o poço Jatobá e o reservatório da Rodovia; construção de estações elevatórias de água no Parque São Paulo, Jardim Pinheiros e Estrela; três novos dutos para os reservatórios Jatobá, Jardim Pinheiros e Estrela; e ligando o reservatório da Rodovia a uma adutora que vai até o Parque São Paulo e possui quatro passagens de água.
A extensão da rede de drenagem inclui a construção de 4,4 km de coletores-tronco que serão conectados à estação de tratamento de esgoto para coleta de esgoto do Jardim Hortênsias, Satélite, Parque das Árvores e da nova área industrial. Estima-se que aproximadamente 580 toneladas de carga orgânica deixarão de ser jogadas em rios e córregos, garantindo melhor qualidade de vida à população de Araraquara.