As mulheres alcançaram recentemente níveis históricos de participação na política, Judiciário e no Executivo dos Estados Unidos, mesmo com inconsistências regionais. As recompensas para mulheres políticas estão longe de igualar-se ao de seus colegas homens, e ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar a participação feminina eficaz na política.
Leis e organizações em prol das mulheres
Aumentar o número de mulheres na política representa alguns desafios específicos. Para já, vários parlamentos soberanos adotaram leis e implementaram programas agressivos para corrigir os desequilíbrios na representação. O Parlamento britânico, por exemplo, desenvolveu o sistema de rodízio entre os partidos políticos para ter certeza de que as listas de candidatos ao parlamento incluíssem as mesmas porções de mulheres e homens.
Além disso, várias organizações, incluindo a “She Should Run” e a “Run For Something” foram criadas para inspirar as mulheres a entrarem na política local e estadual, por meio de bolsas de estudo, campanhas de crowdfunding e mentoria de políticas experientes.
Desafios à frente
Conforme as mulheres conquistam maior visibilidade no cenário político, ainda há desafios que precisam ser superados. Embora as contribuições femininas à política tendem a melhorar a aproximação da governança a interesses populares, suas vozes ainda são muitas vezes silenciadas ou menosprezadas. Além disso, ainda há muito preconceito no que diz respeito às mulheres se apresentando a cargos de liderança política.
Crescimento da presença feminina na política
À medida que os movimentos de crescimento da presença feminina na política continuam a ganhar força, espera-se que as mulheres conquistem cada vez mais espaço no cenário político mundial. Por isso, fique atento às nossas atualizações. Faça parte da nossa nossa comunidade e receba nossas notícias! Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe nossos desenvolvimentos e informações em nosso site.