Solicitação, na página do participante, se estende até o próximo dia 28 de abril
Os estudantes que estão interessados em prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem pedir a isenção da taxa de inscrição. As solicitações, que já podem ser realizadas desde a última segunda-feira (17), devem ser feitas na página do participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). O prazo para fazer o pedido se encerra em 28 de abril.
Os estudantes que têm direito de fazer a solicitação são os que estejam no último ano do ensino médio em escolas públicas, ou os que têm bolsa integral na rede privada. Também podem requerer os que têm renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio; e, ainda, os que contam com declaração de vulnerabilidade econômica e inscritos no cadúnico, conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza mantido pelo governo federal. O salário mínimo atual é R$ 1.302.
Para que não haja falhas no acesso ao edital de isenção das taxas tanto de inscrição quanto de justificativa voltadas a participantes com deficiência, o Inep disponibilizou duas versões, além da tradicional. Uma, em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, a outra, com adaptações direcionadas a pessoas com deficiências visuais.
Estudantes que tiveram direto à isenção e não compareceram nos dias de prova no ano passado também têm até o dia 28 para requerer a isenção, além, claro, de apresentar a justificativa para a ausência. Caso não seja apresentada ou até mesmo recusada, o estudante tem de pagar a inscrição. Resultados dos pedidos nesse caso serão divulgados dia 8 de maio.
ENEM
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998. Objetivo é avaliar o desempenho escolar dos alunos ao fim da educação básica. Em 2009, passou a ser também a ser utilizado para ingresso no ensino superior.
As notas do exame podem ainda ser usadas para ingresso no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). São aceitas em instituições de ensino superior, além de os estudantes, com a nota, poder requerer financiamento estudantil em programas do governo, como, por exemplo, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Nas provas constam 180 questões, em quatro áreas de conhecimento, linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, além de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
As provas do exame neste ano serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.