Mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no campo político, com destaque para o aumento do número de mulheres entre as câmaras, assembleias, senado e prefeituras. O compromisso social com a equidade de gênero, além do maior reconhecimento da experiência e competência desses profissionais, são fundamentais para desenvolver uma sociedade mais plural e representativa.
O avanço de mulheres na Política
Os avanços das mulheres na Política atingiram, no último ano, um número recorde, quando as mulheres passaram a compor pela primeira vez a maioria do Senado norte-americano (51%). Isso demonstra que as mulheres têm um papel fundamental em se atingir a paridade no cenário político.
E o Brasil não está atrás nesse desenvolvimento. O ano de 2020 foi marcado por índices inéditos de cadeiras ocupadas por mulheres, principalmente em instâncias governamentais. Hoje, as mulheres representam 47% dos Vereadores brasileiros e 42% dos Deputados Estaduais.
Implicações e Perspectivas Futuras
Além dos avanços a curto prazo, a participação das mulheres na Política impacta significativamente o futuro do país. O aumento desse nível de representatividade influência não só na criação de políticas equitativas para todos, como na recuperação de postos de trabalho, investimentos e investidas humanitárias.
Outra questão a destacar é o aumento significativo da aprovação de leis que promovem maior espaço para o protagonismo feminino. Desse modo, espera-se que a tendência de crescimento de mulheres em cargos políticos continue nos próximos anos, com leis cada vez mais aproveitadas para a consolidação da participação feminina na esfera pública.
Acompanhe as próximas atualizações sobre esse tema no nosso site e inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre desenvolvimentos relacionados ao tópico!